sexta-feira, 28 de maio de 2010

Plano de Aula

















Plano de Aula da disciplina de Geografia da 5ª Série A


Disciplina: Geografia
Ensino Fundamental
Professora: Ana Roberta Freitas da Cruz
Escola: Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva - Cornélio Procópio

1. Conteúdos previstos.

• Leitura de paisagens: elementos naturais e sociais;
• Transformação da paisagem ao longo da história;
• Organização espacial das atividades industriais e comerciais;
• Os setores da economia: setor primário, setor secundário e setor terciário.

2. Objetivos.
Mapa de Cornélio Procópio: entorno do Colégio.

• Identificar através do mapa, os tipos de paisagens que fazem parte do seu cotidiano, ou seja, paisagem natural e humanizada, verificando assim os elementos sociais e naturais;
• Analisar o entorno da escola para a identificação dos momentos históricos, ou seja, as transformações ocorridas naquele espaço vivenciado pelos alunos;
• Caracterizar os setores da atividade econômica e estabelecer relações entre elas no processo de organização do espaço geográfico, observando assim quais as atividades existentes em seu entorno: (Atividades Industriais e Comerciais);
• Identificar as dinâmicas e fluxos de atividades econômicas que integram o espaço (entorno da escola) e analisar quais os setores da economia que se estabelece no mesmo: Setor Primário, Secundário e Terciário.

3. Materiais de apoio pedagógico relativo às atividades proposta.

Recursos.

Para as atividades propostas serão utilizados mapa (local - entorno da escola) jornais, fotos, livros didático, quadro de giz.

Procedimentos didáticos

Apresentação de inúmeras estratégias didáticas, como aulas expositivas com a participação dos alunos, propostas de sensibilização para captar pré- requisitos com mediação do professor, procedimentos para organização de seminários e trabalhos escritos em grupo, através da utilização do mapa.
Propor recursos com o intuito de trazer amplas possibilidades de desenvolvimento de competências usando inúmeras linguagens, entre elas, mapa (local- entorno da escola); leitura, interpretação e comparação de textos; analise de imagens; pesquisa na internet, pesquisa em matérias didáticos.
Depois do mapa feito terá uma exposição da atividade à comunidade escolar.

4 –Avaliação

A avaliação levará em conta o processo do aluno sobre o estudo do meio, considerando como método interdisciplinar, podendo assim construir em elo entre as disciplinas parcelares da área Ciências Humanas e suas Tecnologias, ao utilizar uma diversidade de linguagens e documentos e produzir novos documentos sobre um determinado espaço ou fenômeno espacial.
Diante destas perspectivas serão utilizados vários instrumentos: trabalho em grupo, debates, participação e interesse do aluno, testes oral e/ou escritos, relatórios, pesquisas, produção de textos, caderno do aluno e outros mecanismos que por ventura surgirem.
Três estratégias serão analisadas com as atividades:
- A primeira etapa refere-se a elaboração do mapa, localização da escola e se entorno:
No mapa abordar os referentes itens: Paisagens e Setores da economia .
Legenda:
- Paisagens:
 Elementos Naturais
 Elementos Sociais.
- Setores da Economia:
 Setor Primário
 Setor Secundário
 Setor Terciário

A segunda etapa refere-se a discussão em sala de aula, abordando no mapa as questões (paisagens e setores da economia). Sendo uma discussão coletiva e apresentação dos trabalhos para a sala.

A terceira etapa é fazer uma pesquisa referente aos tipos de atividades econômicas que predomina na cidade. Buscando a pesquisa em livros, internet e apostilas de apoio.
Recortar de revistas e jornais atividades econômicas e explicar mais suas principais funções.

5-Referências Bibliográficas

MOREIRA, Igor. Construindo o espaço brasileiro. São Paulo: Ática, 2003.

CASTELLAR, Sonia; MAESTRO, Valter. Geografia: história da cartografia, localização e orientação paisagem: formação e transformação. São Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

Projeto Araribá: geografia / obra coletiva – 1ed. São Paulo: Moderna, 2006.

CARVALHO, Marcos Bernardino de; PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do Mundo. São Paulo: FTD, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário